Mônica Conciani - Psicotraumatologia
Tratamento para Traumas

Sintomas como síndrome do pânico, ansiedade, estresse, irritação constante, dificuldades para dizer não ou impor limites,  tristeza profunda, falta de foco,  falta de energia, não conseguir reagir as situações,  dores físicas sem explicação médica etc.

Todos esses sintomas podem ter em sua raiz traumas.

Entendendo os Traumas

Na origem dos tempos o nosso corpo foi construído para sobreviver, para isso cada vez que passamos por uma situação de perigo, ele gera uma dose extra de energia (sistema nervoso simpático) para podermos lutar ou fugir.   


Assim que o perigo passa, ou por que usamos a energia (para lutar ou fugir) ou por que o nosso corpo entendeu que já estamos em segurança essa energia é descarregada (descarga do sistema nervoso parassimpático). 


Esse é o mecanismo natural e saudável. 


O trauma ocorre quando essa carga de energia ou aconteceu muito cedo na vida, ou foi muito rápida, ou foi muito intensa.  


Nesses casos a carga foi maior do que o corpo pode processar e não houve descarga ou ela foi insuficiente e essa energia fica aprisionada no corpo. 

Com o passar do tempo essa energia acumulada pode gerar sintomas como síndrome do pânico, ansiedade, stress, irritação constante, dificuldades para dizer não ou impor limites, tristeza profunda, falta de foco, falta de energia, não conseguir reagir as situações, dores físicas sem explicação médica entre outras coisas. 


O tratamento de trauma atua no corpo de forma a ajudar o mesmo a descarregar essa energia da maneira adequada. 


Nas sessões, o paciente é orientado a entrar em contato com as emoções acionando no corpo essa energia e usando técnicas específicas ajuda o corpo a descarregar isso através do sistema nervoso parassimpático.  


É um trabalho delicado, gentil e suave. 


A medida que o trabalho vai sendo feito, existe também um ganho de resiliência que ajuda o paciente a lidar melhor com as próximas situações do dia-a-dia e ter uma vida mais suave, leve, mais equilíbrio e clareza. 

Tipos de Eventos que podem causar Traumas

Eventos que aconteceram muito cedo...

 

Pode ter sido originado ainda na barriga da mãe, durante a gravidez, pois o bebe ainda não tem seu sistema nervoso parassimpático pronto, ele depende da mãe, ou ainda na infância, quando a criança ainda não está totalmente madura.  

Eventos que aconteceram muito rápido...

 
Pode ter sido algo que chegou muito rápido, como um acidente de carro, a pandêmia, um assalto, uma queda, nesse caso o sistema não teve tempo apropriado de se preparar o suficiente para reagir adequadamente.

Eventos que foram muito intensos...

 
Se o evento foi de uma intensidade muito grande, e o corpo não estava acostumado a viver aquilo, pode ser difícil de digerir.  A intensidade pode variar de uma pessoa para outra.  Por exemplo: um médico que está acostumado a ver alguém morrer irá reagir diferente de alguém que vê pela primeira vez alguém morrer na sua frente.  
Tratamento para Traumas (1)
agende uma sessão

Durante a pandemia, apenas atendimentos on-line


Mônica Conciani - Psicotraumatologista